23 de fevereiro de 2010

S. Valentim / Dia da Amizade



Comemorámos este dia na 6ªfeira, dia 12, pois o dia de S. Valentim foi a um domingo.
Ouvimos uma história, em power point sobre a amizade. 
 

O que é ser Amigo?

Comentários das crianças:   
  • "  É partilhar as coisas..."
  • "  É estar ao pé dele quando o está triste..."
  • "  Eu e o Nuno somos amigos da Rita e da Célia porque lhe oferecemos flores..."
  • "  Ser amigo é não guerrear..."
  • "  É ouvir música e dançarmos juntos..."
  • "   É dar beijinhos e abraços..."
  • "  Quando somos amigos temos de respeitar..."
No final da conversa, dissemos a todos os meninos e meninas, Gosto de ti!
  • "  É bom ouvir gosto de ti..."
   
Fizemos um desenho, num coração de cartolina e escolhemos um amigo da sala para  o oferecer.
 

Ficaram bem bonitos, ora vejam...
Depois do desenho, fizemos um furo e colocámos uma fita para podermos pendurar.

É MUITO BOM TER AMIGOS... 

No dia de Carnaval...

O tempo estava chuvoso e não podemos ir desfilar pelas ruas da vila.
Assim, mascarámo-nos e decidimos fazer uma festa na sala polivalente com todos as crianças do Centro Infantil. 
Lanchámos, brincámos e dançamos. Foi muito divertido.
O tema para o Carnaval foi o desporto e foram muitas as modalidades que podíamos encontrar: ténis, futebol, natação, karaté, ballet, ciclismo... 
 

  

  
  
  
  
 Os nossos amiguinhos do lar vieram-nos visitar, lancharam e dançaram connosco.


 Algumas das funcionárias também andavam mascaradas...
 
  
  
Foi uma tarde diferente e muito divertida!

14 de fevereiro de 2010

Carnaval

O tema do nosso Carnaval vai ser o DESPORTO. 
As modalidades escolhidas para a nossa sala foram: a  natação e o ténis.  Temos andado a fazer os fatos, estão a ficar muito giros. 
Como o nosso desfile só vai ser na 3ªfeira,depois postaremos aqui as fotos. 
Para além de andarmos atarefados na construção dos fatos, temos realizado algumas actividades.

 
Este é o cartaz que temos na porta da nossa sala. Colocámos uma peruca e uns óculos muito grandes, tirámos umas fotos para fazer este registo.  Rimos muito com o produto final. Ficámos muito diferentes com a peruca.

Também trabalhámos a Matemática (simetria). Recortámos, e colámos os palhaços no mesmo lugar que no modelo. No final pintámos.


 
  
  
  
 


Na 6ª feira fizemos pinturas faciais.

 
  
  
  

 
 

O Nosso Nome...

Sentados em circulo, começamos por falar das letras.  Olhámos para o alfabeto que temos na sala e contámos quantas letras o alfabeto tem. Tentámos adivinhar algumas letras e muitos de nós quiseram ir junto do alfabeto dizer as letras que conheciam.
 
  
Decidimos jogar a um jogo. Colocámos os nossos nomes no chão e um a um iria encontrar o seu respectivo nome.

 
 
Foi divertido. No final pintámos as letras que aparecem no nosso nome.
 
 

9 de fevereiro de 2010

Exploração das diferentes áreas da sala...

A organização da sala de jardim-de-infância, reflecte as intenções educativas do educador pelo que os contextos devem ser adequados para promover aprendizagens significativas, de alegria, o gosto de estar na sala, e que potenciam o desenvolvimento integrado das crianças que nele vão passar grande parte do seu tempo.
Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. Ao brincar, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e sobretudo estimula a curiosidade, a auto-confiança e a autonomia.
A nossa sala está dividida por áreas de trabalho. No nosso dia-a-dia brincamos e exploramos as diferentes áreas.


Área dos jogos de mesas

 



Área dos jogos de construção
 
  
 
 
 


Área da casinha
 
  
 

Garagem
 
  


Área polivalente

  
  
  
  


Área da matemática



Biblioteca do Centro Infantil - hora do conto

  

 


Exterior



" A criança quando brinca desenvolve também a capacidade de ordem, tanto pessoal quanto social e quando a ordem pessoal está presente há afirmação do eu durante a acção da criança. Por intermédio da brincadeira a criança socializa com as demais, pelo facto de executar uma tarefa colectiva, seguindo determinadas regras e tomando consciência da importância do outro em sua vida, ou seja, invertendo os papéis sociais" (FREIRE, 1989)